Atualidade

A União das Associações das Doenças Raras de Portugal (RD-Portugal) assinala o seu primeiro aniversário no dia 29 de maio com uma conferência online, a iniciar às 20h30, durante a qual será feito o balanço deste seu primeiro ano de atividade.

A Fundação Champalimaud avança com mais um projeto científico no novo Centro de Inteligência Artificial. Este programa de investigação pretende revolucionar a Medicina através da ligação entre a Neurociência comportamental e a tecnologia avançada, para criar novas intervenções terapêuticas direcionadas ao comportamento, que promovam a saúde e o bem-estar.

É já na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, que se concretiza a reunião "Infeções fúngicas invasivas no doente crítico", no Hotel Axis, na cidade do Porto.

A linagliptina celebrou o 10.º aniversário da sua utilização em Portugal. Desta forma, a Boehringer Ingelheim vai lançar um e-learning denominado “No tratamento da diabetes tipo 2 há um iDPP-4 que se destaca” onde serão explorados conteúdos relativos à utilização do fármaco. O primeiro de três módulos ficará disponível já no próximo dia 30 de maio.

A partir de ontem, cerca de 1.500 farmácias começaram a efetuar os testes à COVID-19 com prescrição, afirmou a presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF).

"Lower GI Endoscopy: Enteroscopy and Colonoscopy" é o tema central escolhido pela comissão organizadora para a 5.ª edição do Karolinska Live. O evento decorre nos dias 16 e 17 de junho, em Estocolmo, na Suécia.

Os resultados do estudo SOLIDARITY, promovido pela OMS, e a recente meta-análise da OMS apresentam evidência adicional de que remdesivir proporciona benefícios para os doentes que estão hospitalizados com COVID-19.

A hipertensão pulmonar (HP) associada a doença do tecido conjuntivo e a hipertensão pulmonar associada a shunts porto-sistémicos, serão os tópicos em destaque na próxima sessão do Cross Talks in PAH, agendada para amanhã, dia 27 de maio, com início às 18h00, em formato online e com registo gratuito. 

“Falta coragem política para uma gestão adequada de investimentos e recursos humanos”. Esta é a mensagem deixada pelo Prof. Doutor Jaime Branco, especialista em Reumatologia e candidato a bastonário da Ordem dos Médicos (OM).

O especialista em Cardiologia e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Prof. Doutor Fausto Pinto, apresenta amanhã, dia 26 de maio, a sua candidatura a bastonário da Ordem dos Médicos (OM), na sede da ordem, com o slogan “Ouvir os médicos, construir o futuro.”

Publicações